segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COMPRAR PRA QUÊ? “CRER! POR QUÊ? PARA QUÊ? SEM QUERER?”

                 Eu vou continuar com meu celular. Faz quase seis anos que o tenho e não vi motivos para me desfazer do mesmo. É um Siemens A57. “Compra um com mp3, câmera de vídeo, foto, Bluetooth”, dizem. Não me convence. Se usar o mp3 a bateria logo, e na hora que precisar de, realmente, se comunicar a bateria já acabou. O vídeo do celular é de péssima resolução, a foto também. E o bluetooth, não entendi a utilidade ainda. 
                O mercado faz de tudo pro consumidor comprar um celular mais moderno. Parece pegadinha. Em se tratando de tecnologia, não adianta pagar caro por ter a melhor tecnologia. Ela vai ser superada seis meses depois, ou menos. As pessoas estranham um celular tão “velho” como o meu. Esse é meu trunfo! Não faço questão de esconder o celular. Muito pelo contrário. É cômico ver a cara das pessoas quando tiro o velho guerreiro do bolso. “Mas como você, agora, como advogado anda com um celular desses?”. Então, eu não sou trabalho em companhia telefônica, nem na ANATEL. Se eu tiver um celular moderno e com n funções vou ser mais competente? As pessoas vão me achar mais competente? Se a resposta for sim, estamos perdidos mesmo. Não quero acreditar nisso. “Ter é saber?” vêm aqueles pensamentos dignos da mesa do bar. 
                 O Roberto Carlos estava errado. Não “é preciso saber viver”, é preciso ter algum objeto que demonstra valor, status ou posição social. Não vejo problema algum em sermos consumistas. Complica quando o mercado faz o coitado do consumidor de besta. Alguém me explica para quê a TV Widescreen? E se eu quiser comprar uma TV normal? Não tem! Quando vi a primeira vez uma TV Wide estava sendo transmitida a programação normal da televisão aberta, e a imagem ficava achatada. Mas a TV Wide é status! É poder! Os filmes agora só vem em formato 16:9, ou 16:10. Assisti ao classiquíssimo “Bem-Hur”, e remasterizaram para Wide. Não chego a outra conclusão. A gente é feito de besta o tempo todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário